• Tipos de atividade física

    Tipos de atividade física

    Há três tipos de exercícios físicos: os aeróbicos, os anaeróbicos e os de alongamento. É importante entender as diferenças entre eles para escolher o tipo que melhor atenderá aos seus objetivos. Lembre-se também de escolher a atividade que é mais prazerosa para você, assim fica muito mais fácil se motivar.

    A primeira categoria, a das atividades aeróbicas, é aquela que usa oxigênio no processo de geração de energia dos músculos e pressupõe uma atividade rítmica. Alguns exemplos: caminhar, correr, nadar, dançar, pedalar. Eles são exercícios contínuos e prolongados e de movimentos não muito rápidos e são capazes de queimar as reservas de gordura do corpo.

    O exercício anaeróbico é a atividade física que trabalha diversos grupos musculares durante um determinado e constante período de tempo, de forma contínua e ritmada. É indicada para melhorar o funcionamento do coração, dos pulmões e de todo o sistema cardiovascular porque contribui para uma entrega de oxigênio mais rápida. Musculação é um exemplo desse tipo de atividade.

    Já os exercícios de alongamento são aqueles que esticam os músculos e melhoram a postura corporal. Yoga e pilates são dois exemplos. Eles aumentam o comprimento dos músculos e sua flexibilidade. Entre os benefícios do alongamento estão: a redução de lesões, o relaxamento do corpo, a ativação da circulação e um aprimoramento da coordenação motora.

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